sábado, 24 de setembro de 2011

Chega de Romances Sobrenaturais para Adolescentes "Água com Açúcar" !



    Não é segredo para ninguém que sou uma mãe supercoruja. Tenho maior orgulho de minha filhota MARIA EDUARDA ter herdado essa minha paixão por livros e até mesmo escrevê-los. E já começou cedo! Apresento agora um texto super espontâneo que ela criou sobre os temas do momento. 

Aproveitem e não esqueçam de deixar seu comentário!

Lembrando... ela só tem 13 anos! 
Tá bom, vai, quase 14...


 "Não sei porque gosto desses romances sobrenaturais pra adolescentes. Primeiro porque ele nos dá esperanças de querer algo que jamais, JAMAIS vai acontecer. A não ser é claro que você se mude para outro estado por causa de um acontecimento fatal (ou nem tão fatal assim) e lá você faça poucos e esquisitos amigos. Depois de um tempo retratando sua medíocre nova vida, você encontra o garoto dos seus sonhos. Sério, o rapaz tem que parecer um modelo. Alto, musculoso, loiro ou moreno, pode escolher. O que diferencia ele dos outros caras são os olhos. Verdes como a mais linda esmeralda, azuis como mares profundos ou escuros e intensos como chocolate. Fala sério. O cara pode ter o corpo mais lindo da face da terra, mas o que a garota vai descrever com tanta paixão são os olhos do rapaz. 

     Aham, sei, você pode se perder dentro deles. E claro que ela, a garota sem talento algum, feia, tímida que sofre bullying, vai chamar a atenção do cara. Porque é assim que as coisas acontecem. Você olha duas vezes para o rapaz misterioso e lindo que te lança só um olhar por cima do livro de espanhol e você sente como se o mundo parasse de girar. Ah, e eles têm que se conhecer em alguma aula legal. Não é nada romântico conhecer o amor da sua vida na aula de Saúde e Higiene.

     E esse negócio que os autores têm de fazer todo mundo se identificar com o personagem principal é ridículo, porque na maioria das vezes o personagem é um bobão (ou bobona, no caso dos romances água com açúcar) que não tem talento pra nada, é feio, não tem amigos, sofre bullying e sua relação com a família é a mais monótona possível. E por um momento você se identifica com esse personagem. Ele fala uma frase ou faz alguma coisa que te faz pensar “caramba, eu também faço isso!” e você começa a gostar do protagonista do livro. Mas se você se identificar em absolutamente tudo com o personagem, considere-se tão babaca quanto ele.      

     Enfim, a garota tenta evitá-lo ao máximo. Mas por alguma ironia do destino, ele ou um acidente de carro vão aproximá-los. Ela nunca tomará a iniciativa. Só vai ficar encarando-o como uma psicopata e quando eles começam a sair, ela nota algo diferente nele, e começa a desconfiar da sua agilidade, rapidez e força. Como se não fosse óbvio que tem algo estranho com esse cara, mas ela ignora quando ele passa a ponta das unhas, veja bem, quase não encosta, na sua bochecha ou sussurra no seu ouvido e ela se sente como se tivesse enfiado o dedo na tomada, tamanha é a corrente elétrica que percorre o corpo da garota. E eles se beijam. 

     Geralmente tem um capítulo inteiro dedicado ao primeiro beijo e outro na sequência contando os efeitos e reações da garota no pós beijo. Não pode ser um beijo qualquer. Tem que ser transcendental, mágico, respiração ofegante, formigamentos na pele, perna mole como gelatina, estômago despencando, ataque epilético, convulsão. E a autora nunca diz: “E ele me beijou.” Não, ela tem que ser mais criativa na hora de descrever um beijo. “Nossos lábios se tocaram” “Senti a maciez dos seus lábios contra o meu” “E em um rápido movimento, suas mãos estavam na minha cintura, puxando-me para um beijo que mudaria tudo e blá blá blá” E o pior é eu estar dizendo isso quando a uns meses atrás só de ler a parte do beijo eu tinha vontade de urinar de tão emocionada. Putz, como eu era imatura. Não tem nada disso de quase desmaio. Só se você for extremamente retardada e não saiba se controlar quando um cara te beija.

      E depois do beijo, claro, ele conta que tem algum poder sobrenatural. Aí tem toda uma fase de aceitação, quando a garota custa a acreditar que ele é um vampiro/imortal/bruxo/tritão/gay/lobisomem e fica pesquisando sobre a espécie de seu namorado. E depois de muitas juras de amor, olhares suplicantes, desvios de olhar para não se derreter com o olhar alheio, confissões e etc. Ela decide que o amor deles é maior que tudo isso e se acostuma com o lado bizarro dele, já que seus olhares e beijos são os melhores do mundo. Algum perigo mortal acontece com a donzela. Ele a salva no último instante. Eles se beijam e vivem o relacionamento mais pegajoso e meloso da história felizes para sempre. Fim. 


     Só escrevi isso tudo pra fazê-la pensar duas vezes antes de comprar um livro com “Amor sem barreiras” “Acontecimentos sobrenaturais” “Garoto misterioso” “Ela era uma garota normal até...” porque isso é pura perda de tempo, e você só vai quebrar o coração e a cabeça até perceber que no mundo real você nunca terá um romance assim. Pode me chamar de pessimista, mas se um cara te olha tão estranhamente, dirige em alta velocidade porque diz ter uma espécie de radar, bebe do próprio cantil e seus olhos mudam de cor, fuja para longe e mude de nome. Porque vampiro/imortal/bruxo/tritão/lobisomem não existem, esse cara só pode ser doido.


15 comentários:

  1. Ah , adorei o texto!Pelo visto ela puxou sua veia artística hein...que orgulho que dá de uma filha assim! Minha filhota ta com 11 anos e é apaixonada por leitura tb, somos duas viciadas em livros, rsrs! Parabéns, assim vc vai longe! bjo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!! uau!!! Parabéns =D
    Destrinchou perfeitamente os textos YA atuais... 90% realmente se encaixam nisso aí... hehehe
    Confesso que gosto de ler esse tipo de livros, mas não sou tola o suficiente para acreditar que isso possa acontecer...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que texto maravilhoso! Disse tudo, mesmo! Quando lia esses romances sempre pensava que um dia podia acontecer comigo, sabe? Essas coisas sobrenaturais. Mas sabe como é, toda garota adolescente tem essas manias de acreditar no cara perfeito, único...
    Mas daí a gente cresce e percebe que foi só um sonho. haha
    Confesso que eu ainda gosto de livros assim :x E de vez em quando ainda caio na tentação de querer um homem perfeito pra mim. haha Mas tudo bem, sempre que o livro acaba, isso também vai embora.
    Muito lindo o texto da sua filha, ela realmente herdou seu dom! Tem um futuro brilhante nessa área (se ela quiser, lógico haha).
    Parabéns! Adorei!
    Um beijo,
    @luuara

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA MUITO BEM ESCRITO!

    NOTA 10 PELA DESCRIÇÃO!

    MELOSIDADE SEM SENTIDO!

    ABS

    ResponderExcluir
  5. Tá de parabéns! Normalmente garotas nessa fase não pensam dessa maneira. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto. Alguns escrevem com os seus sentimentos, outros escrevem o que os demais querem ler. A grande maioria deseja amores assim misticos que nos tirem a respiração e assim se torna a coisa mais fácil do mundo escrever.
    Porém, quando escrevemos um romance com os nossos sentimentos verdadeiros, livres de qualquer modismo o romance se torna romance de verdade.

    Maria Eduarda continue escrevendo, lendo, se aperfeiçoando. Porque você tem talento viu!

    ResponderExcluir
  7. aaa adorei o texto !

    E vc está certa !

    Mas pô é meio difícil não querer ser como a personagem de um livro sobrenatural -q , mas claro que depende do livro tbm né ? Se tipo sl Crepúsculo, cruzes ! Melhor não, a história é muito patética ¬¬' , a garota só chora, chora, chora e chora, se faz de coitada para cá, coitada para lá, faz um monte de coisas idiotas para o mocinho tentar salvar ela e com o passar da história em vez dela amadurecer, não, continua a mesma coisa de sempre ¬¬' .

    Mas claro tem outras personagens que são legais e dá um pouco de vontade de ser -q , tipo a Raven de Vampire Kisses *-* , ok ela é um pouco estranha em alguns momentos ( tipo o sonho da vida desde qe ela se entende por gente é ser vampira -q ), mas ela é uma personagem forte, quando o namorado dela, que é vampiro, some ela vai atrás dele, vai a luta contra os inimigos para salvar a vida do namorado -q , ok é bobo sim, maaas se sempre tivermos que ler histórias que mostrem a realidade como ela é ou então que vão nos fazer ficar horas e horas refletindo vamos acabar enlouquecendo :s , as vezes é preciso sair um pouco da realidade e sonhar... Só que claro mantendo os pés juntinhos no chão, porque aquilo foi só um livro e nada vai acontecer na sua vida u.u , mas algumas pessoas voam nisso e ficam imaginando por tempo demais que aquilo vai acontecer na sua vida e por muitas vezes ficam esperando tanto aquilo acontecer que acabam perdendo a chance de viver um amor real T_T, mas enfim, isso já é outra coisa :s .

    E continue escrevendo Maria Eduarda, vc tem muito talento *-*


    Bjim

    ResponderExcluir
  8. "vampiro/imortal/bruxo/tritão/gay/lobisomem"

    Confesso, ri horrores.
    Ainda bem que minha protagonista tem um corpo de modelo, não sofre bullying e... tem um cérebro de ameba e eu a odeio. ¬¬"
    E como é high fantasy (daqueles bem old school, cheio de elfos e anões e orcs e dragões) já fica NA CARA que as coisas nunca irão acontecer. u__u

    Amei o texto o/

    Kmila Zaoldyeck | Blog Thunder's Empire

    ResponderExcluir
  9. Erika, sua filha é um talento e super consciente da realidade. Parabéns as duas!!!!

    Realmente, vi mt dos livros aí no texto, enquanto lia logo imaginava os trechos já vistos em romances consagrados até. Mas, o importante é saber separar a ficção da realidade, o que se torna difícil em certas faixas etárias. Aí que entra a família, a escola, e amigos mais velhos para incentivar a leitura e a imaginação, mas não permitir que o jovem leitor caia na armadilha de se afundar na irrealidade, rs.

    Livros assim sempre existirão, ainda bem! Hoje é nesse formato, amanhã surgirá outro, mas o que importa mesmo é LER!!!

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir
  10. Ah, faço das palavras Gisele, minhas palavras. Sua filha é tão talentosa quanto você.

    E tudo que ela disse aí é verdade, mas as vezes é meio difícil não cair nos clichês, não é mesmo?

    Parabéns. Nota 11

    ResponderExcluir
  11. Noooooooossa, adorei o texto da sua filha! kkkk Me diverti muito aqui x) Eu adoro esse estilo de livros, assumo rs. Mas sinceramente, não me iludo achando que algo assim vá acontecer comigo .-. rs. muito pelo contrário. HAOIHA estou tentando trabalhar num livro onde a coisa vai acontecer diferente, rs. Ri muito! Sua filha tem um super talento , adoreeeeeeei o texto dela :D Ela tem talento ^^

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o desfecho! Ri horrores com o "Porque vampiro/imortal/bruxo/tritão/lobisomem não existem, esse cara só pode ser doido."
    Menina, sua filhota tem talento, viu? Sabe se expressar muito bem! (além de ser lindíssima! mas isso já comentei contigo antes, hihi :3)
    beijão nas duas!

    ResponderExcluir
  13. Gente, talento!
    Ameei o texto dela...
    pode começar a escrever um livro q eu compro! haha
    e o pior é q td q ela disse é verdade, ne...
    smp tem uma menina q quase nao tem amigos e se apaixona pelo cara misterioso q no inicio nao dá bola pra ela e bla bla bla!
    parabéns, sua filha é demais!
    :D
    beijo, Lara

    ResponderExcluir